caro Tonho Crocco

prezado Tonho

Não tive a alegria de te conhecer, mas fui colega de faculdade do Zé Darci e do Pedro Porto. Acompanhei os primeiros passos da banda, sua consagração e partida para repouso sabático. Gosto da estética que vocês imprimem nas músicas, das letras, do trabalho enfim.

No dia de hoje (quarta, dia 3), tive o desprazer de ver que teu trabalho solo teve um revés bastante peculiar, do jeito que não se via neste país há anos. Um senhor deputado ficou "magoado", "sentido", ofendido com a "Gangue da Matriz", de tua autoria. Ouvi o clipe no Youtube, um rap forte, bem articulado, realmente uma boa performance tua. E o ilustre Giovani Cherini se disse com a honra maculada. E tome ministério público. O poder que deveria ser o vigia dos vigilantes, o regulador dos 3 poderes, é usado contra tua pessoa, Tonho, como se fosse uma matilha de insanos pitbulls, atacando teu trabalho, tua arte, tua essência.

O engraçado...há alguns muitos anos, Herbert Vianna compôs "300 Picaretas", em cima de uma declaração do então candidato Lula, a respeito da duvidosa índole de deputados federais, nominando alguns, como vemos no clipe acima, que resgatei do Youtube. Não lembro de repercussões do tipo na época. O próprio Lula dizia curtir esse trabalho dos Paralamas, que fidelizava uma declaração sua e declarava aberta denúncia contra maracutaias congressistas.

E voltamos a nossa vaca fria. O ilustre Cherini, que hoje saiu da Gangue da Matriz e é um dos 300 Picaretas com anel de doutor, disse, com ar quase virginal, que é a favor da liberdade de expressão, e que somente ofereceu a denúncia ao MP para apurar se "havia crime", que não ingressou contra tua pessoa. Pelo jeito tem vocação pra comediante ou Pinóquio...O que foi feito foi, sim, um tipo execrável de censura, de "bafo na nuca", de intimidação, de abuso de poder!

Tonho, minha mãe é professora do estado. Lecionou por mais de 4 décadas, e nem com a lendária ocupação da Matriz na época do governo Pedro Simon, nunca vi o Magistério Público ter um aumento daquele vulto. Ao votar para si um aumento daquele percentual, naqueles valores, os ilustres deputados estaduais ofenderam a honra das professoras, dos brigadianos, dos assistentes administrativos, das técnicas de enfermagem, dos técnicos científicos do Estado, enfim, de todo o funcionalismo público estadual. E não lembro, em momento algum, de ouvir alguma voz bradar ao MP ou qualquer órgão, por justiça.

Mais uma vez uso a frase de Alan Moore: "who whatch the Watchmen?"...
Segue tua saga, Tonho. Tua arte é voz do povo, é tua estética de expressar teu sentir, tua leitura da nossa época. Que Deus te ilumine, te dê força, meu bruxo!! Um abração!!!

Comentários

  1. Excelente, Guto, falaste o que todo mundo pensa e o que nós, que conhecemos a Ultramen desde o seu surgimento, praticamente, desejamos colocar: que a vida é amiga da arte e que o artista pode, sim, falar em nosso nome; coisa que nossos representantes eleitos não andam merecendo fazer...

    Beijo,Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Ingrid querida,

    No passado, chamaríamos Tonho Crocco e Herbert Vianna de profetas, no sentido bíblico do Velho Testamento, por seu trabalho de denúncia e anúncio. Eles nos representam muito mais que os que receberam um voto em uma urna, cooom certeza!
    Beijão em ti, no Nikima e nas crias!!

    ResponderExcluir
  3. Salve Guto! Excelente post!!! Vamos divulgar!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ver que usar uma bancada para falar o que bem entendm e aquilo que bem querem é mais que valido, discursos absurdos com uma tematica que não interessa ao povo são repetidos um após o outro, aumentos no apagar das luzes e tantos outros DELITOS contra o povo. Mas ai quando levantamos nossas vozes para reclamar, temos estas ações IDIOTAS de quem está errado na situação. A ação foi retirada mas o aumento não foi revogado, a inflação foi de 6% o aumento de 70%, o deles porque o nosso foi menos de 5% (setor de tele atendimento, onde trabalhava até pouco tempo), e ai, vai dizer que realmente não é uma gangue.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...