ossos 1

Vértebras C1 e C2 (atlas e áxis). Visão súpero-inferior. Procure identificar o processo odontóide (dente-do-áxis), os forames e processos transversais do atlas, a superfície articular para os côndilos occipitais, os tubérculos anterior e posterior do atlas,  as massas laterais do atlas, o processo espinhoso do áxis.

vértebra cervical. Note os forames transversais, onde correm as artérias vertebrais, derivadas das subclávias. Observe o processo espinhoso bífido, as superfícies articulares e canal medular.


Vértebra torácica, visão súpero-inferior. Localize o processo espinhoso, a fóvea costal, canal medular, processos transversos, pedículos e corpo vertebral.

Vértebra lombar.Compare o corpo vertebral ao das demais vértebras. Note os pedículos, processos mamilares, transversos e espinhoso. A lâmina está bem definida nesta peça.

Vértebras sacrais fusionadas, face dorsal. Note: as cristas sacrais medial, intermédia e lateral, os forames sacrais posteriores, o hiato sacral e os tubérculos ou cornos sacrais.



Comentários

  1. crédito das fotos: Nivaldo Jr., aluno e amigo do curso de Biomedicina/IPA. Apoio técnico do prof. Gustavo Petter Oliva, do laboratório de Anatomia/IPA e da Escola Factum, e de Andrea Ludwig Cocolichio, do Laboratório de fotografia/IPA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...