nem a guerra pode roubar o sonho!

Deu na Folha: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2016/03/1752937-projeto-fotografa-meninas-sirias-vestidas-de-princesas.shtml . Um projeto denominado Once upon a War, do artista sírio Saint Hoax, levou meninas sírias refugiadas a envergar a fantasia de suas princesas favoritas dos desenhos animados da Disney, dividindo seus sonhos.

Em meio à precária situação do campo de refugiados, a alegria das meninas vestidas como Elza, Branca de Neve e outras ícones das meninas é a mesma que minha Clarinha tem ao usar as fantasias das princesas, ou assistindo-as na televisão. É a mesma que Sophia demonstrava, quando tinha a idade de Clarinha. É a mesma que as meninas, algumas relatando que nunca haviam sido fotografadas na vida, apresentaram.

As guerras, exemplo máximo da imbecilidade humana, quebram famílias, sonhos, vidas, a infância. A vida de refugiadinhos é dura. Ter que sair de suas casas, abandonar vidas, parentes, amiguinhos, para poder sobreviver à idiotice dos adultos é duro para os pequenos. Há que se resgatar a dignidade, sempre, em especial das crianças. Se ser mulher nas situações de guerra é difícil, ser criança e menina é muito mais. Poder devolver a infância a essas crianças é um gesto de nobreza, de dignidade, de amor.

Saint Hoax afirma que, devido à guerra e ao deslocamento de um lugar ao outro, em busca de refúgio, a educação da maioria das crianças, e em especial das meninas é interrompida. Isto leva muitas vezes à violência sexual e baseada no gênero, o aumento dos riscos de exploração, e no início de casamento e gravidez precoce. É muito importante não deixar o processo de educação, na forma que seja, das meninas nos campos de refugiados. A maioria dessas crianças nunca terá a chance de brincara realidade é pesada. Essas meninas são heroínas da vida real e o autor do projeto, Saint Hoax, teve, nas suas palavras, "a chance de sonhar com elas".

"Que as crianças cantem livres sobre os muros, e ensinem o sonho a quem não pode amar sem dor", disse Taiguara. Digo eu também. Salam. Shalom. Paz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...