quando não se tem algo que preste pra falar, se morde a língua!

...a frase é de meu avô paterno, o vô Sady. Se é pra falar bobagem, se cala a boca e se morde a língua. A coisa vale pra escrita de papel e pra escrita de telinha, como a que fazemos aqui.

Esses dias, lendo no meu Facebook, vi uma solene bobagem, que, por elegância, poupo vossas retinas de lerem quem cometeu esse besteirol. Pois um cidadão, até bastante culto, me solta uma piadinha sobre as queimadas florestais de Brasília, dizendo que eram "fagulhas de um churrasco da Semana Farroupilha".

Passado o choque, a expressão de "não li isso", me veio à mente todo o trabalho que a galera da SEMAM teve, no verão de 2005, para apagar um incêndio florestal em Novo Hamburgo, e imaginei que sufoco o pessoal dos órgãos ambientais envolvidos estariam passando, ainda mais com a (falta de) umidade do ar da NovamasnemtantoCap..

E um sujeito me diz essa gracinha pela Internet.

E achou, certamente, que fez piada boa, pois algumas antas babonas aprovaram o abjeto e ridículo comentário. Sempre a claque burra...

Primeiro lugar, fazer piada com uma desgraça de quase 90% de perda de cobertura vegetal é ofender as pessoas que vão sofrer a falta dessas formações florestais (eminentemente cerrado). Um bioma rico, importante, ameaçado pelas imobiliárias e outras empreiteiras, tomando uma cacetada de fogo...imagino a rica fauna do cerrado, a formigada agora feliz com as chamas, invadindo moradias...tá bom assim?

Segundo lugar, esse país permite que se rife com chamas expressiva parte de sua cobertura vegetal a cada ano. Isso não é motivo de piada ou gracejo, nem a pau. Isso é motivo de reflexão, de fazer nosso mea culpa. Comer carne vinda do centro-norte do país é incentivar essa rapinagem! É dizer "poxa, que bacana" para esses verdadeiros anjos da morte, que lambem em traiçoeiras línguas de fogo a nossa riqueza maior.

 Fica a indignação. Tomara que o cidadão que escreveu aquelas idiotices se dê conta do desserviço que fez, ao fazer piada com o que jamais pode ser motivo de risada.

Comentários

  1. Bem, e tb me atrevo a dizer que, além de sem consciência o cara em questão é um bairrista totalmente sem noção... por que será que o pessoal do rio grande (nao generalizando) acha mesmo que tudo o que acontece no mundo, tem, necessariamente alguma ligação com isso aqui??? Por favor...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...