Mulher de Ferro

Entre outras coisas, sou rato de quadrinhoteca. Curto gibis, sempre lendo com o velho filtro crítico, desde 1900 e guaraná com rolha. Já há algum tempo havia escrito aqui no blogue sobre a mudança de gênero do Thor, atualmente na pele de Jane Foster, uma profissional de saúde, portadora de um câncer de mama, que levanta o martelo Mjolnir e invoca os trovões e o escambau. Criou um Homem-Aranha negro, de origem latino-americana, Miles Morales, trazendo-o a seu universo canônico após um certo tempo na linha alternativa Ultimate. Genial!!

Pelo jeito, a editora Marvel, que faz parte do conglomerado Disney atualmente, resolveu investir numa nova alteração de gênero. Dessa vez, foi além, aventurando-se a outra etnia, sem aquelas dos velhos personagens padrão WASP (branco, anglo-saxão e protestante, ou seja, típico republicano). Uma nova personagem, uma jovem negra, chamada Riri Williams, ingressa aos 15 anos no famoso MIT, e que havia feito uma armadura igual a de Tony Stark com materiais alternativos, vai ser a detentora da famosa armadura. Ou seja, o Homem de Ferro vai virar Mulher de Ferro. Jovem, negra, genial. Olha ela ai, se não abrir, clica no link!



Vejo como algo positivo uma editora do tamanho da Marvel (editada no Brasil pela ítalo-brasileira Panini) trazer mulheres na pele de seus personagens "medalhões". A editora é pioneira em outros aspectos, como o trazer heróis com alguma deficiência física ou sensorial. Vale lembrar do advogado cego Matt Murdock, o Demolidor (no original, Daredevil), do cadeirante Professor Xavier, mentor dos X-Men e outros. Ter uma Thor, uma Mulher de Ferro, não como personagens "escada", mas em posições de destaque, é importante para que as pessoas não cultivem o imaginário WASP, ou aquela figura cansada e chata do príncipe f*dão que resolve tudo... há mulheres maravilhosas, que comandam os elementos e envergam armaduras, nos gibis e no dia-a-dia.

É preciso ter força, raça e gana sempre, diria Bituca. E isso as mulheres têm de sobra! Uma Iron Woman, negra, poderosa, mano a mano com os mais poderosos...fico expectante com a leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...