paiê, vou acampar!!!

A frase que dá nome a esta blogada veio da Sophia. A princípio, um "quê?" saiu de forma livre de minha boca, mas foi acalmado pela própria e pela avó dela, dona Laís. A irmã mais velha da Clarinha iria participar no Girls Rock Camp Porto Alegre. Trata-se de um acampamento diurno para meninas, numa ideia bacana que surgiu nos EUA, em Portland, em 2001. A proposta trabalha o fortalecimento da autoestima, desconstruindo padrões e estereótipos, tendo a música como facilitador. 

Durante uma semana, nas férias de verão, garotas com idades entre 7 e 17 anos aprendem a tocar um instrumento e formam uma banda com composição própria. A atividade inclui ainda um show para os familiares e comunidade. O da Sophy foi  dia 28, show de bola! Ela assumiu o vocal na banda The Cherries, com direito a produção caprichada, arranjo para guitarra-baixo-teclado-bateria-voz e tudo! Mandou muito bem a gatona!
 
O GRC até hoje teve várias edições: Estados Unidos, Europa e América Latina. Nas terras brasileiras, o primeirão foi em Sorocaba/SP em 2013. Porto Alegre foi a segunda cidade brasileira a contar com o projeto. O bacana do GRC-Porto Alegre é de que o trabalho com as garotas seja feito por mulheres. É, pai, nada de "dar uma mão" no arranjo, ou de tocar junto...bote a flauta e as cordas de molho! Na verdade, se a ideia é encorajar meninas a encontrar seu espaço num universo tradicionalmente masculino, o negócio é ficar na plateia, com a Clarinha nos ombros e a Ka do lado. Tudo dentro do conceito de sororidade, da aliança e da empatia entre as mulheres.

Como pai, não escondo o lado corujão, de assistir minha primogênita no palco com a caçula aos ombros, dançando e sorrindo para a irmã, mandando energias boas e falando depois do orgulho de vê-la cantar. O orgulho é pelas duas, com certeza! O fato de quebrar com o eterno "clube do Bolinha" do rock'n roll é algo fantástico, a abertura de espaços femininos desde cedo e o valorizar a sororidade, desde cedo, é algo único!

Ah, pra conhecer o projeto: olha aí acima...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...