anos de chumbo - a volta no Paraná

Professores e servidores estiveram dia 29, na última quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná para acompanhar a votação de alterações na previdência do funcionalismo, autorizando o governo estadual a mexer no fundo de previdência dos servidores do Estado. Os manifestantes foram brutalmente agredidos pela Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB).

De acordo com o jornal paranaense Gazeta do Povo, que cobriu os conflitos in loco, mais de 130 manifestantes ficaram feridos, oito em estado grave. Um deles com traumatismo craniano.

Como se fossem guerrear, os PM utilizaram blindados, bombas, balas de borracha, cães pitbull treinados e até um helicóptero para coibir os servidores, que simplesmente queriam zelar por seus direitos. 

Diversos feridos foram atendidos no meio da rua. O prédio da Prefeitura de Curitiba foi transformado em uma espécie de ambulatório de campo de batalha, para dar suporte aos atendimentos. 213 ou mais pessoas, entre elas idosos, crianças e portadores de deficiências. Uma senhora que se apoiava nas grades do prédio da Assembleia foi alvejada à queima-roupa por um disparo de bala de borracha no meio das costas enquanto a polícia avançava contra os manifestantes. Devia ser um elemento perigosíssimo...

O velho símbolo da repressão militar, o gás lacrimogênio, foi utilizado pela PM. O gás acabou entrando em um dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do Centro Cívico. Crianças e seus pais sentiram o odor cáustico do gás lacrimogênio, sem sequer saber o motivo.

O comandante da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública afirmam policiais também ficaram feridos. Agora, olhe a desproporção. Olhe o potencial lesivo. Olhe os pitbulls, um deles mordendo fortemente a perna esquerda de um cinegrafista da Bandeirantes, que filmou o ataque à própria perna...por pouco, a artéria femoral não foi rompida, o que levaria à morte em minutos o cinegrafista. Outro cinegrafista, da CATV, também foi alvo, só que de uma bala de borracha. Ainda o fotógrafo Henry Milleo, da Gazeta do Povo, foi também ferido em um dos braços e no abdome por estilhaços de uma bomba de efeito moral lançada pela PM contra os professores.

Ah, o projeto de lei! Ele foi aprovado pela maioria pró-Richa, com 31 votos favoráveis e 20 contrários. O projeto de lei muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário. Com isso, o governo deixa de pagar sozinho essas aposentadorias e a divide a conta com os próprios servidores, já que o fundo é composto por recursos do Executivo e do próprio funcionalismo. Contra isso o funcionalismo se mobilizou. Para silenciar esses servidores, Beto Richa mostra a face truculenta do tucanato, lançando suas hostes, seus cães de guerra, jatos d'água sob pressão, o gás lacrimogênio, bombas, o terror. Lança contra crianças, idosos, portadores de deficiência. Beto Richa, parabéns. O aprendizado de nazista de plantão foi concluído com louvor. Perigosíssimas senhoras tomando balaço nas costas, crianças traumatizadas pelo choro do gás.

Ainda haviam policiais com vergonha na cara e espírito solidário, que se negaram a tomar parte do festim de truculência. Dezessete desses policiais foram presos na quarta-feira por se recusarem a participar do cerco aos professores. Esses são policiais de verdade!

Vergonhoso foi o vídeo mostra que, da sacada do Palácio Iguaçu, quando membros do governo assistiam à PM massacrando as pessoas que protestavam em frente à Assembleia Legislativa e gostavam quando havia truculência. Aos berros de “Aêê!”, “É isso aí!”, “Isso”, “Ihh”, as vozes que pareciam ser de Richa e seus assessores comemoraram, todas as vezes em que a PM lançava uma bomba ou um jato de gás.

Esses vermes nazistas são os mesmos que fomentam a cultura do ódio contra o atual governo federal, que apoiam as ações do tipo "fora Dilma". Lançam seus cães, tanques, granadas de gás contra servidores públicos, crianças e deficientes. E sequer ficam com vergonha na cara. Não devem saber o que é isso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...