SMAM R.I.P.

Bah, fiquei sem nenhum butiá no bolso com a ideia do futuro prefeito de Porto Alegre. O mandatário na regressiva teve a "ideia" de mexer na gestão ambiental portoalegrense, baseado em seus gurus, as lideranças tucanas do tipo Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra e João Doria, além do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Todos sumidades na área ambiental, com certeza. 

De sua cartola, saiu a genial proposta de extinguir a gloriosa SMAM em Porto Alegre, trocando-a por um monstrengo de nome "Secretaria Municipal de Sustentabilidade". Me soa algo tão verdadeiro quanto um ingresso de GreNal da série A do Brasileirão de 2017. Pra quem não conhece, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) de Porto Alegre foi a primeira em sua área no país, quando foi criada em 1976. Sua criação veio de uma pressão legítima da sociedade, em uma época em que um dos poucos protestos que não dava em cadeia, pau-de-arara e espancamentos eram os da área ambiental. É o órgão executivo responsável pela proteção do sistema natural e pelo controle da qualidade ambiental no município. Historicamente, a SMAM priorizou a ampliação e a gestão de áreas verdes urbanas. A partir da década de 90, estruturou-se para promover políticas de proteção ao meio impactável e controlar as atividades impactantes, com foco no Licenciamento Ambiental.

Vamos traduzir: o cara quer riscar vários anos de trabalho pioneiro da SMAM com um nome estiloso, que não quer dizer muito, em nome da "modernidade" de governo. Sei. 

Caraca...vejo nuvens de chumbo no horizonte...

Bom, segue a resistência, a resiliência e tudo o mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...