Santiago pra Patrono!!!!

Neltair. Bah, imagina se você conhece esse cara. Conhece, sim. Na verdade, conhece pelo apelido que ganhou na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Nasceu em Santiago do Boqueirão, em 1950, era natural que os colegas de faculdade o apelidassem com o nome de sua cidade natal. O Santiago é um dos maiores cartunistas do país, com traço bem conhecido e definido, caprichado, que se notabilizou pelo seu humor inteligente e por dar alma às coisas daqui debaixo do Mampituba. Trabalhou nas falecidas Folha da Manhã e Folha da Tarde, no Correio do Povo, nos lendários Coojornal e Pasquim. Também desenhou para o Estadão. 16 livros, vários prêmios nacionais e internacionais, recebeu nada menos que cinco prêmios no Concurso Anual de Cartuns do jornal japonês Yomiuri Shimbum; numa das vezes, abiscoitou nada menos que o prêmio máximo de onze mil dólares. Nada mal... Também levou por dez vezes o prêmio ARI, da própria, presidente de honra em 1991 do Salão do Humor de Piracicaba (orgulhosamente, evento da metodista UNIMEP!!).




Um de seus mais emblemáticos personagens é o Macanudo Taurino, o próprio gauderião, genial criação, uma espécie de irmão pampeano do Radicci do caxiense Iotti. Seu jeitão de dar o recado através do Taurino é genial, lembrando que esta terra tem dono...

Pois o cara é candidato a patrono da Feira do Livro. Se tiver eleição direta para essa honraria, quero votar umas dez vezes!! Sua obra é a cara do Rio Grande, seu traço diz mais que mil palavras. Seria uma honra passear entre os jacarandás da Alfândega com um padrinho tão ilustre para a nossa Feira. Santiago pra patrono!!!





Comentários

  1. Meu caro Guto,
    se houvesse eleição direta o teu (meu/nosso) não precisaria nem relho. A trote de passeio o macanudo Santiago venceria fácil, levando na garupa o Radicci e o Taurino.
    Na torcida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...