e viva a Biologada!!!

No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Devido a isso instituiu-se o Dia do Biólogo nessa data. Aliás, É HOJE!!!!



Todo mundo tem algum/a biólogo/a na sua vida, por menos que tenha se dado conta. Afinal, desde o/a profe de Ciências e de Biologia da escola, sempre estamos ao redor, naquela lógica de ensinar para apaixonar pela vida e estimular o cuidado com a Criação. Confesso que o meu lado biólogo nasceu nas visitas ao antigo museu da PUCRGS, onde conheci aquários com peixes nativos, fósseis, entre outras amostras de material biológico. Uma feira de ciências do Julinho, na Praça Piratini, me levou a ver células em um microscópio pela primeira vez, para minha alegria e espanto feliz... Em ambos momentos, a gratidão ao meu pai e mãe, presentes um em cada situação.


Dizem que a Biologia é a profissão do futuro. Pra mim, ela é a do presente desde o dia 21/01/1994. Já lecionei, ajudando a formar coleguinhas de CRBio e profissionais de outras áreas. Já emiti laudos e pareceres, alguns bem importantes. Dois livros na bagagem, as orientações, tudo para deixar um legado para o futuro (ou pelo menos marcar espaço na estante da biblioteca, também vale!). Há quase 18 anos, sou biólogo no serviço público em Novo Hamburgo, com todos os desafios da gestão ambiental municipalizada pela frente, em uma cidade que aprendi a chamar de minha, sem sequer ter morado aqui.


Ser Biólogo é ser um pouco artista, com certeza. Alguns levam a coisa mais fundo, mostrando que o Caetano Veloso tinha razão ao escrever que a Vida é amiga da Arte (porque você acha que este blogue tem tal nome???). Cito alguns exemplos, além deste que vos escreve, e que me perdoem os que escaparem a memória... De cara, tem a voz potente do José Luís Santos, o grande Zezão, hoje um educador ambiental dos melhores, que usa sua música e o vozeirão para seu trabalho com crianças, educando através de jogos, canções, danças e encenações transmitindo a informação junto do elemento "emoção" que como ele mesmo diz, "é necessária e fundamental para o surgimento da Sensibilização Ambiental". Tem também a atriz e sempre bióloga Fernanda Carvalho Leite, que, antes dos palcos, fazia um interessante trabalho de etnobotânica. Tem a parceira Adriana Lau, profe da UERGS, consultora ambiental e cantante do Expresso XXV, parceira de muuitas quebrações de cabeça ambientais. A pequena grande amiga Márcia Melo Silveira, militando entre a Bio e a dança, competente em ambas... Claro, como não lembrar dos guris da Ultramen, Zé Darci e Pedro Porto, cuja banda, uma das melhores do país (e bairrista é o raio que o parta!) nasceu no bom e velho Biociências... inesquecível o Zé Darci, grande batera, tirando aquele cochilo nas aulas de Embriologia, embalado pela voz mansa, em tom de acalanto, e a calma proverbial da também bióloga profe Sônia Garcia... bah, biólogo/a que mexe com arte tem aos quilos! As cantorias do bar da Gladis eram inesquecíveis, regadas a ceva, viola e risadas...


Biólogos, biólogas, biologandos e biologandas, biologáveis que ainda não ingressaram, na faculdade mais próxima de sua casa, PARABÉNS! Aos meus amigos e amigas portadores de CRBio, que são tantos quanto os grãos de areia da praia e as estrelas do firmamento numa noite de verão, um abraço carinhoso, o estímulo, o incentivo. Parabéns, galera, e nada de fechar a FZB!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...