quando eu soltar a minha voz, por favor entenda....

...que palavra por palavra, eis aqui uma pessoa se entregando, diria o Moleque de São Carlos, grande Gonzaguinha. E sonhos não envelhecem. Essa foi escrita por Lô Borges, Márcio Borges e Milton Nascimento, em uma de suas mais lindas canções, "Clube da Esquina no. 2". E é fato.
Desde que comecei a me interessar por música, alimento a vontade de querer mais, de querer saber mais, me aperfeiçoar na coisa toda...
Se os primeiros acordes vieram, lá na adolescência, vencendo o desafio de ser canhoto e usar o violão como destro, eles logo tomaram corpo. A influência do ambiente da igreja ajudou a ter um motor para ir atrás. Não que significasse algo fácil. Não que igreja seja garantia de bondade humana. Muitos "nãos" ouvidos. Muita portas fechadas. Muito desdém. Muito "ah, fulaninho toca"... Mas faz parte... Doeu, mas tô vivo.
Encadeamentos, harmonias, chord-melodies, aos poucos vão se achegando. O gosto pessoal pela MPB me fez ir atrás de saber mais, de tocar melhor, de nunca me contentar com o violão tocado de maneira tosca e medíocre. Nunca quis ser o "violoneiro" que engana, ou tenta enganar, tocando aquela meia dúzia de acordes mal enjambrados, como que fosse enganar aos incautos.
Ombros de gigantes, como Lúcio do Cavaquinho, Cláudio Miranda, Fernando Pereira e, mais recentemente e por curto mas bem aproveitado tempo, James Liberato, me fizeram ir mais longe, no braço do violão e, mais recentemente, da viola caipira, de dez cordas e afinada como um acorde aberto de Mi Menor. O gosto em estudar Harmonia, Composição, Improvisos, me abriram as portas da graduação no IPA. Os que dois anos antes eram colegas de magistério superior, passavam a ser meus mestres e mestras. O papo com a profe Elisa Cunha, então coordenadora do curso, um dia antes do Vestibular ajudou a dar o passo que faltava, gratidão eterna! Sim, fiz questão de fazer o Vestibular, em que pese uma graduação e um mestrado na paleta. Pela porta da frente, sim!
De uma dessas pessoas de luz, uma docente, ouvi uma fala que me fez romper anos, décadas, de menos valia. Ao realizar uma prova prática de uma das disciplinas iniciais de Teoria e Percepção (não a própria, mas uma introdutória), a professora, a querida Nisiane Franklin, ao me ouvir solfejar o trecho da prova, acusou: "bah, está bem afinado, no tom certo". E foi o que bastou. O esforço ganhou asas. O estímulo, na medida correta, virou combustível para incentivar o ir adiante. Mestra Jaqueline Barreto me fez abrir a boca, respirar decentemente e mandar ver... gracias! O mesmo se aplica à flauta, descoberta relativamente recente, por estímulo da madrinha acadêmica Kiti Santos. Há que lapidar essa pedrinha, mas é possível!
Descobri a voz, sempre zoada por A ou B ou C, inclusive onde esperaria a acolhida e incentivo, mas tive o desprezo e desdém, sempre desmotivadoras pessoas, onde nem sequer esperava encontrar. Me arrisquei a usar esse instrumento numa prova de Harmonia, do lendário Carlo Pianta. É... e deu certo, creio eu! Ainda há que evoluir muito. Quem sabe mais e mais metas para o pós formatura...jacaré parado vira bolsa.
A vertente de compositor veio à tona, enriquecida pelos novos conhecimentos, por novas linguagens musicais. O saber mais, o ter novas ferramentas de criação, me deixaram um compositor mais prolífico no trabalhar a palavra e canção. A prova é o registro de algumas obras, aos poucos, escrevendo-as na partitura, graças ao editor adequado. Aos poucos vai...
O escrever ciência pelos óculos da Música, estimulado que fui pela profe Cecília Torres, está no prelo. Vamos enveredar por esse caminho, há o que contar e que cantar. As aulas dos professores Ayres Potthoff e Paulo Dorfman, recheadas de histórias e História, me sinalizam algo nesse sentido. A História da Música, em especial da música urbana de Porto Alegre, é um prato farto e cheio...
Ter colegas ajudou muito. Gente cujos nomes via em encartes de CDs, ali, ao meu lado, na sala de aula...baita incentivo, grandes incentivadores, na humildade das pessoas grandiosas de verdade, que se tornam incentivadores únicos e únicas... gracias, pessoal!
Agora, fica o incentivo daquelas três que sempre vieram com o estímulo positivo, Ka, So e Cla. Agora, o rito acadêmico. A certeza de que o sonho podia estar dormindo, mas nunca envelhecendo.

Comentários

  1. Ah, meu amor...teu trabalho é brilhante! Lendo cada palavra, muitas recordações vieram...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...