24 de Maio - Coração Aquecido

E hoje é o Dia do Coração Aquecido. Não, não me refiro à iguaria galinácea dos churrascos gaúchos, mas ao dia da experiência mística de John Wesley. Peraí, não estou falando do ator que viveu o Flash no seriado dos anos 90 e o Flash da Terra 3 no seriado atual. John Wesley viveu na Inglaterra do século XVIII, uma sociedade conturbada pela Revolução Industrial. Era filho de pastor anglicano, educado pela mãe, dona Susana, com rigores únicos. Bom, mas onde ele viveu...bem, a Inglaterra estava cheia de mendigos itinerantes, políticos corruptos, uma elite podre, vícios e violência generalizada. Uma profunda crise social. Operários e mineiros trabalhando 16 horas por dia por um salário miserável. Crianças em idade escolar, trabalhando feridas, doentes, morrendo de frio e fome. Muito alcoolismo. Isso tudo ao mesmo tempo em que uma casta de nobres detinha os meios de produção e o controle sobre a massa de trabalhadores.
Nesse contexto surgiu o Movimento Metodista, quando um grupo de estudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos John e Charles Wesley, passaram a se reunir para o cultivo da piedade cristã, por meio da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos.
John Wesley fundou o Metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam a religião oficial Anglicana. O grupo, conhecido inicialmente como "Clube Santo", marcou sua identidade por seus rituais de fé. Dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia, e visitas rigorosas aos presos. Devido a essa organização, o grupo foi intitulado de forma irônica pelos demais colegas de “Metodista”, isto é, aqueles que têm método.
John Wesley fora designado para ir pregar na América, na Virginia, para “evangelizar os índios”. Na volta, ele questionava sobre quem deveria ser evangelizado... Ele volta desiludido e encontra-se, então, com Peter Böhler, em Londres, um pastor moraviano (da Morávia, Alemanha). Com ele John Wesley se convence de que a fé é uma experiência total da vida humana. Procurou, então, libertar-se da religião formalista e fria para viver, na prática, os ensinos de Jesus.
No dia 24 de maio de 1738, numa pequena reunião, ouviu a leitura de um antigo comentário escrito por Martinho Lutero, pai da Reforma Protestante, sobre a carta aos Romanos, John sente seu coração se aquecer. Como explicou:
Cerca das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”
Registrou em seu diário, na data de 24 de maio de 1738, a experiência mística de ter seu coração estranhamente aquecido, ou seja, uma manifestação emocional sinalizadora de sua comunhão com Deus. Essa data tem servido como referência para os metodistas, em geral, por demonstrar que a integração entre religiosidade individual e desenvolvimento de ações concretas na sociedade é entendida como a proposta de Deus para sua Igreja.
O envolvimento do metodismo com as questões relevantes da sociedade é uma marca que o acompanha desde o início. A humanização dos presídios, o combate à escravidão, a luta por salários dignos para os operários, o fornecimento de ensino básico para as crianças pobres, tudo isso sempre distinguiu os metodistas quando ocorreu a primeira Revolução Industrial na Inglaterra.
Por ter surgido num ambiente universitário, o metodismo compreendeu cedo a importância de se promover a educação como instrumento para a transformação da sociedade. É assim que, em 1748, Wesley fundou a Kingswood School, a primeira expressão formal metodista no atendimento das necessidades educacionais das crianças.
Várias famílias que se instalaram nas 13 Colônias da América do Norte trouxeram junto de si os valores do metodismo. Quando os EUA conquistaram sua independência política, acharam por bem se desvincular da chefia religiosa exercida pelo monarca britânico. Assim foi criada a Igreja Metodista Episcopal, em 1784. Na Inglaterra, somente após a morte de Wesley é que o metodismo se constitui como denominação independente da Igreja Anglicana. No dia 24 de maio se comemora o Dia do Metodismo Mundial, data da experiência transcendental de John Wesley.
Wesley, a princípio, hesitava em pregar em ambientes abertos. No entanto, acabou por não resistir, justificando-se com sua famosa frase “O mundo é minha paróquia”. Mandela, Brizola, Kim Bassinger, Hillary Clinton, Brandon Routh (sim, o ex-Superman e atual Ray Palmer do Legends of Tomorrow), os Carpenters, enfim, tem toda uma galera que é. Aliás, tem até metodista no gibi, afinal, o Superman foi criado por uma família metodista...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...