send the clowns!!!

Isn't it rich?
Are we a pair?
Me here, at last, on the ground
You in mid-air
Send in the clowns

Isn't it bliss?
Don't you approve?
One who keeps tearing around
One who can't move
Where are the clowns?
Send in the clowns

Just when I'd stopped opening doors
Finally knowing the one that I wanted was yours
Making my entrance again with my usual flair
Sure of my lines
No one is there
Don't you love farce?
My fault, I fear
I thought that you'd want what I want
Sorry, my dear
But where are the clowns?
There ought to be clowns
Quick, send in the clowns

What a surprise!
Who could foresee?
I'd come to feel about you
What you felt about me
Why only now, when I see
That you've drifted away?
What a surprise
What a cliche

Isn't it rich?
Isn't it queer?
Losing my timing this late in my career
And where are the clowns?
Quick, send in the clowns

Don't bother
They're here (Stephen Sondheim)


Nos últimos dias, tivemos duas perdas muito relevantes, no universo dos que fazem rir. Paulo Silvino e Jerry Lewis foram visitar o Criador, em tempos em que o clown é cada vez mais levado ao símbolo do fracasso, e não do sucesso.


Fato: palhaços tem felicidade, não tem sucesso, diante dos paradigmas de nossa doente sociedade. Pois o palhaço é feliz, ri de si mesmo, não faz bullying, não zoa dos outros, só de si mesmo, de suas gags. O palhaço, homem das palhas, é o cara do interiorzão da Itália, que vinha para a cidade, olhava as coisas com olhar inocente, usava roupas "de defunto" folgadonas, na base do "se me dão", aquele sapato fora de numeração, e vamos lá, encantar a todos e todas. "Faço versos pro palhaço que na vida já foi tudo, mas no fundo não sabia que em seu rosto coloria todo o encanto de um sorriso que o seu corpo não sorria", disse Sidney Miller.


Os vários tipos de Jerry Lewis e de Paulo Silvino, em especial o porteiro Severino, refletem esse ser mágico, o clown. Aquele que faz sorrir através de uma máscara de tinta, cujo nariz vermelho, que era originalmente de um alcoólatra, se torna um misto de fonte de risos e sede da alma do clown. O jogo de corpo, o olhar, todo o fazer do palhaço, se reflete na prática dos dois ilustres comediantes que farão o Céu mais feliz com sua chegada. Os olhares sacanas dos personagens de Silvino, as caras de Lewis, suas marcas registradas, sempre ficarão na memória da gente.


Sabe, todo mundo deveria descobrir seu clown, seu palhaço interior. Retorno a dizer, infelizmente, palhaços são sinônimo de algo desqualificado. A sisudez e a "seriedade" são ok para a sociedade. O ser feliz, o mostrar a felicidade, mesmo que seja num campo de concentração ao modo Benigni, são sinônimos de falta de profissionalismo e de seriedade. Engraçado...o presidente menos popular de nossa História é um poço de sisudez e aparenta ser sério, sqn.


Então...send the clowns!!

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...