Nóia!!!!

Ok. eu trabalho há 19 anos na SEMAM, a Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo. Conheço a cidade melhor do que Porto Alegre, e olha que eu nasci e moro em Porto Alegre!!! Conheço o mapa de Nóia como se fosse as linhas de minha mão, tantas as vezes que as percorri a trabalho, fosse de dia ou de noite. De meus amigos e amigas de fora do estado, poucos ouviram falar da cidade (não valem os gaúchos exilados!). É o caso da querida francana Lucimara Meneghetti, afinal, sua terra e Eneagá disputam o título de capital do calçado. Vale salientar que o forte do sapato feminino está no sul, e que a cidade do interior de São Paulo é mais focada em bons sapatos masculinos.

E ontem, dia 07/05/2017, o time local, o Esporte Clube Novo Hamburgo, quebrou a chance do time aquele da beira do Guaíba fazer seu heptacampeonato. E em Caxias do Sul, já que o Estádio do Vale, que conheço muito bem, fora vetado pela FGF... Mas a mística de ter decidido na casa do último time fora de Porto Alegre a levantar o caneco do Gauchão ajudou. Foi lá que o SER Caxias, com o querido e competente Tite na casamata, barrou o Grêmio de Ronaldinho e tudo o mais, sagrando-se campeão gaúcho de 2000.

Assim como Tite, herói para caxienses, gremistas, corintianos e para quem está, como eu, feliz com o andar da seleção brasileira nos últimos jogos, outros voos aguardam pelo treinador do Novo Hamburgo, o competente Beto Campos. Pelo que a imprensa especializada sondou, a diretoria do Vitória de Salvador o quer no comando do time, que, ao contrário do seu adversário de decisão gaúcha, irá disputar a Série A do Brasileirão. Boato? Talvez, ou não. Também fala-se ainda da diáspora de boleiros do Estádio do Vale, indo para Londrina e outros destinos. Isso é inevitável em tempos em que a bola é moeda.

Ao pessoal que vive o ECNH, meu abraço fraterno, o meu respeito e o orgulho de trabalhar na cidade cujo nome é levado no escudo anilado. Aos colorados, uma aspirina para a dor de cabeça da inevitável gozação de anilados e tricolores...

Comentários

  1. Guto, amigo querido
    Linda e merecida homenagem
    Talvez, valesse explicar a alienígenas o termo "noia" de novo em dialeto alemão
    Termo que levou àqueles a quem receitas aspirina à para...noia.
    Minha sempre espraiada admiração e abraços desde a tórrida Cuiabá.

    ResponderExcluir
  2. Guto, amigo querido
    Linda e merecida homenagem
    Talvez, valesse explicar a alienígenas o termo "noia" de novo em dialeto alemão
    Termo que levou àqueles a quem receitas aspirina à para...noia.
    Minha sempre espraiada admiração e abraços desde a tórrida Cuiabá.

    ResponderExcluir
  3. cooom certeza. Nóia vem da pronúncia de Neu Hamburg, ou "nói hamburg", o nome da cidade e do clube no dialeto germânico Hunsrückisch.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...