efemérides latinoamericanas... Vininha e La Negra

O poetinha Vinicius de Moraes se despediu da vida no mesmo dia em que Mercedes Sosa nascia...Há uma historinha unindo as duas lindas figuras, mais uma terceira. Dizem que maior que o talento de Milton Nascimento é só a sua timidez, proverbial. O grande responsável pelo encontro entre Milton e Mercedes foi Vinicius de Moraes, após um show dela no Rio de Janeiro. O encabulado Milton relutou, o poetinha acabou por apresentar Milton a Mercedes. A afabilidade de Mercedes quebrou a timidez de Milton. O ano era 1976, na época, o mais recente trabalho de Milton - feito em parceria com Fernando Brant tinha sido a trilha sonora de "Maria Maria", um dos espetáculos de maior sucesso do Grupo Corpo, dirigido pelos irmãos Paulo e Rodrigo Pederneiras.

Entre uma apresentação e outra da peça, Milton foi a um show de Mercedes Sosa no Rio de Janeiro, com Vininha. "Foi engraçado porque, a primeira vez que eu vi um show dela, eu estava junto com o Vinicius de Moraes. Eu a achei tão forte que eu fiquei com medo de falar com ela depois. No palco, parecia que tinha uns 3 metros de altura. Aí, na hora que acabou, o Vinicius: 'Vamos lá falar com ela'. E eu falei: 'Vinicius, eu estou indo embora pra casa'. Ele pegou na minha mão, igual pega na mão de criança, e falou: 'Você vai lá sim'. Aí me levou pra conhecê-la. Dois ou três dias depois nós estávamos no estúdio gravando" - declarou Bituca, num depoimento para o parceiro e jornalista Márcio Borges.

Depois disso, Milton e Mercedes ainda se encontraram em vários momentos, em shows, gravações e projetos mundo afora. Nas palavras de Milton (de seu blogue): "Tive a maior surpresa quando ouvi lá de dentro uma voz cheia de felicidade falar bem alto: " Milton!!!!!". E daí nasceu nossa parceria, que foi linda, com mistura de seriedade, de graça. Uma linda amizade. Gravamos muitas coisas, nos encontramos em muitos países. A primeira canção que cantamos juntos foi " Volver a los 17" de Violeta Parra, chilena, no meu disco Geraes. E nunca mais paramos. Gravamos também " "Sueño com Serpientes" do cubano Sílvio Rodriguez noutro disco meu. ". Mercedes gravou "Maria, Maria", "Corazon de Estudiante", "San Vicente", "Encontros e Despedidas", entre outros temas de Milton.


Vininha faleceu numa manhã de 9 de julho. Seu parceiraço Toquinho, com quem havia passado  a noite tocando, cantando e bolando projetos, foi das últimas pessoas a vê-lo. A empregada chamou a ele e à dona Gilda, companheira derradeira, ao ver o Poetinha quase inerte na banheira, cedo pela manhã, passando mal. Dois episódios isquêmicos anteriores cobraram seu dízimo... e o Poeta deixou a vida nos braços do amigo, parceiro, "meio pai e meio filho", nas palavras de Toquinho.

Mercedes Sosa nasceu em Tucuman, dia 9 de julho de 1935. Morreu aos 74 anos de idade em 4 de outubro de 2009, às 5h15min (horário local), em Buenos Aires. A cantora havia trabalhado intensamente até poucas semanas antes de sua morte. 

A esses gigantes, referências fundamentais na cultura latinoamericana, cada um por sua vertente, este blogueiro presta suas homenagens...no dia em que uma veio ao mundo, o outro deixou este plano da existência. Poetinha, saravá! Gracias a la vida de la Negra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...