Pantera Negra!!!! T'Challa, você é O cara!

Finalmente a indústria cinematográfica dá uma dentro das mais dez com o continente africano. O blockbuster Pantera Negra, retratando o soberano de Wakanda, está dando o que falar por todo o mundo, e, claro, junto a toda comunidade afro espalhada pelo mundo afora.

Se você não conhece o cara, a historinha é o seguinte: essse é o primeiro filme protagonizado por um super-herói negro, o rei T’Challa (interpretado por Chadwick Boseman), do utópico país africano Wakanda. Com direção do Ryan Coogler, o mesmo diretor negro de Fruitvale Station – A Última Parada, o filmão é estrelado por um elenco majoritariamente negro. O personagem foi criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, os mesmos que trouxeram pros gibis o Quarteto Fantástico, Thor, Hulk e os X-Men. Foi no gibi do Quarteto Fantástico, na edição 52 de Fantastic Four (julho de 1966) que o Pantera apareceu pela primeira vez. Após dar uma coça nos ilustres habitantes do Edifício Baxter, ele se alia a eles para enfrentar o Garra Sônica, vilão de olho na riqueza mineral de Wakanda, o misterioso metal chamado vibrânio. T'Challa, mais que rei e protetor de Wakanda, é atleta de nível olímpico, versado em várias formas de luta, com um intelecto genial e habilidades aprimoradas alcançadas através de um antigo ritual de Wakanda, que utiliza uma erva para abrir os canais do soberano. Por conta de sua genialidade, ele tem amplo acesso a tecnologias avançadas e riqueza para combater seus inimigos e inimigos. Tudo isso num reino em que natureza, tradição e justiça social estão sempre na ordem do dia.

Pantera Negra é o primeiro herói da Marvel de descendência e nacionalidade africanas. Claro, tem outros personagens negros, desde Blade, o matador de vampiros, a Tempestade, mutante da equipe dos X-Men, que são negros (aliás, Ororo Munroe, a Tempestade, chegou a casar com o Pantera nos gibis!! Será que vai rolar agora que todas as franquias da Marvel estão no mesmo guarda-chuva?). Tem o Luke Cage, popularizado pelo seriado do Netflix, outro baita personagem. Mas Pantera é o primeiro realmente africano, de um reino africano, de raiz. O entusiasmo das plateias dos países africanos é algo nunca visto. Pela primeira vez, a Mãe África é retratada com respeito, como um continente rico de verdade, sem estereótipos, chutando a bunda dos colonizadores em grande estilo. Num universo predominantemente branco de heróis, T'Challa vem, impávido, tranquilo e infalível, trazer reflexão e orgulho sobre os povos do continente. De uma África que não foi saqueada ou despojada. Uma África rica, de uma nação que nunca fora colonizada por europeus.

Um detalhe bacana de Wakanda é seu exército, totalmente feminino, as Dora Milaje. No filme, as mulheres não são apenas a "dama frágil" ou coisas do tipo, mas são Dandaras fantásticas, são tão protagonistas de seu país quanto os homens de Wakanda. A irmã de T'Challa, Shuri, por exemplo, é o geniozinho por trás de todos os gadgets que o rei  utiliza, inclusive seu uniformem, lembrando o Q dos filmes de James Bond. Ali, vemos uma lição de uma sociedade igualitária, justa, em todos os aspectos.

Assim como aconteceu com "Mulher Maravilha", que foi muito além de ser “um filme de super-herói protagonizado por uma mulher”, “Pantera Negra” não é um filme de quotas, ou “um filme de super-herói protagonizado por negros”. Representatividade, diversidade cultural, ousadia. E um baita filme! Longa vida a T'Challa!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...