histologia....

pessoal, eis aqui algumas imagens histológicas,, com respectiva legenda. Bom estudo!!

Pâncreas exócrino, médio aumento, HE. Nos ácinos pancreáticos, notamos a presença de células centro-acinosas. Também destacamos a organização do citoplasma, com a porção mais rica em retículo rugoso, basófila, no pólo basal das células, e os grânulos acidófilos de zimogênio no ápice das mesmas.

Glândula sublingual. Presença de ácinos mucosos e ductos. Entre os ácinos, fibroblastos e filamentos delicados de colágeno, no tecido conjuntivo. O aspecto das células dos ácinos mucosos deve-se à natureza química das secreções, formadas pela glicoproteína mucina.

Epitélio de transição ou urotélio, da bexiga.

Jejuno,  notar no epitélio o bordo em escova dos enterócitos e as células caliciformes. O bordo em escova é a região dos enterócitos onde visualizam-se, na microscopia eletrônica, os microvilos, responsáveis pela absorção de nutrientes e pela digestão de dissacarídeos como a lactose e a sacarose.

Detalhe do epitélio acima Notar as células caliciformes, com a base afilada e a porção superior ou teca, de onde são extrusadas gotículas de muco rico em glicoproteínas e glicosaminoglicanos.

pele. Note as glândulas sebáceas, holócrinas, associadas a folículos pilosos. A secreção dessas glândulas é o próprio conteúdo celular.

Mastócito, grande aumento. Notar os grânulos secretórios, os quais são eliminados na reação anafilática. O núcleo aparece corado mais claro, ao centro da célula.

Cartilagem hialina e pericôndrio. Note que o pericôndrio tem duas distintas regiões: pericôndrio fibroso, mais acidófilo, e condrogênico, com condroblastos de formato afilado, logo abaixo. 

Comentários

  1. Muito bom essas imagens estão me ajudando bastante pára o meu curso ,faço curso faço de nutrição estou agora fazendo trabalho de histologia obrigada !Marilene Baltazar Df

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...