Receitinha pro fim de ano!!

Nos anos de chumbo, era comum que os jornais que tivessem notícias censuradas pela ditadura estampassem, em seu lugar, receitas de bolo ou coisa do tipo. Aqui, o redator chefe e único não tem censura, só senso de ridículo. Então, lá vai uma receitinha, aprovada pelo selo Karina de análise organoléptica sensorial de rango bom!

Começa assim: pega umas 200 gramas de bacalhau (qualquer tipo), deixa dessalgar bem. Não, não joga fora a água, pelamordeDeus! Use-a, para cozinhar de sete a nove batatas inglesas, de tamanho médio, cortadas ao meio ou em quatro. Dá aquela salgada na medida e deixa um cheiro do referido peixe. Cozinhe até que a casca se solte do resto da batata.

Pegue o bacalhau. Pique em pedaço grosseiros, uns 3-4 cm, e coloque numa frigideira com óleo de oliva e manteiga, 2:1, fogo bem baixinho. Se quiser, uns dentes de alho cortados ao meio dão um gosto legal. Deixa nesse processo por uns 30 minutos, pelo menos.

A batata está cozida? Beleza. Nesse meio tempo (note que a receita é pra polvo, não pra ser humano), coloque cinco cebolas roxas médias, cortadas em tirinhas, dourando rápido na manteiga derretida, colocando após 400 mL de suco de abacaxi e uma colher de sopa de mel, bem generosa. A cebola fica nessa calda até ficar macia. Se necessário, coloque mais água pra não queimar essa preciosidade. Mexe, devagarinho, sem pressa, é ano novo, poxa!

Bom, vamos aos finalmentes. Pega a batata, o bacalhau picadinho cozido em óleo, nozes-pecã (50-80 gramas, bem picadas), aipo em rodelas de 0,5 cm de espessura, duas a três colheres de passas curtidas no conhaque (deixa no micro-ondas de um a 1:30 minutos), 150 gramas de cogumelo Paris fatiado (pode ser em conserva), um punhado de salsinha, um copo de iogurte natural, três colheres de maionese e uma colher de óleo de oliva. Mistura tudo, deixando com a cara de uma maionese bem interessante.

Ah, acham que esqueci a cebola caramelizada com suco de abacaxi e mel??? Coloca umas duas colheres de sopa sobre a salada montada, no meio. O resto da ceia vira acompanhamento! Veganos podem dispensar o bacalhau, a maionese e o iogurte por ingredientes adequados, aumentando a quantidade de nozes um pouquinho e botando aquele tofu básico.

Bom apetite, que as pessoas que forem fazer esse prato comam, fiquem felizes e reproduzam a receita, com suas alterações (vale azeitona, trocar a noz-pecã por castanha-do-Pará, colocar ovinho picado, trocar o bacalhau por atum ou sardinha em lata, cenoura cozida em rodelas, sei lá, fica a criatividade)




Comentários

  1. Muito apreciado Biólogo, Músico ora travestido de chef...
    Acreditei na receita por ter o selo Karina de qualidade e tradição geracional.
    Rogo esclarecer: Afinal, bacalhau é um peixe ou é uma modalidade se salga de diferentes peixes?
    Expectante, só para ter também uma marca,
    Saudades e uma boa virada 2017/2018

    ResponderExcluir
  2. Querido mestre Chassot, respondendo: bacalhau pode ser tanto o próprio peixe, do gênero Gadus, que é chamado de "bacalhau verdadeiro", quanto outros peixes processados da mesma forma, com sal, prensados, etc. O que é chamado, por exemplo, de bacalhau zarbo e bacalhau ling, são de gêneros diferentes, mas processados da mesma forma.
    Saudades também, e que a virada de 2017 para 2018 seja melhor que o nefando ano que finda...
    Abraço,
    Guto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...