Dia do Biólogo
Bom, sou
suspeito pra falar da minha profissão, em todo caso, lá vai. A profissão de
Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684, de 3 de setembro de
1979o que explica ser o 3 de setembro o Dia do Biólogo. Amo ser biólogo, tenho orgulho de minha profissão, tenho orgulho de lecionar para futuros/as biólogos/as, de orientar seus trabalhos de conclusão, de estar com essas pessoas em seu início de carreira.
Pra quem não sabe, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de
Ciências Biológicas, deseja-se um perfil para biólogos...
a)
generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor
de adequada fundamentação teórica, como base para um ação competente, que
inclua o conhecimento profundo da diversiade dos seres vivos, bem como sua
organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e
evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c)
consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da
conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente,
biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos
aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se
tornar abgente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da
qualidade de vida;
d)
comprometimento com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta
profissional pro critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor
científico, bem como pro referênciais éticos legais;
e)
consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de
atuação profissional;
f) apto a
atuar multi e interdiscilplinarmente, adaptável à dinámica do mercado de
trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) preparado
para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e
aperfeiçoar sua área de atuação.
Quanto às COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES, conforme o MEC, o profissional deverá:
a) pautar-se
por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental,
dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação,
responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b)
reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se
fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante
delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes
e na bibliografia de referência;
c) atuar em
pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas,
comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos
adequados para ampliar a difusão e ampliaçãol do conhecimento;
d) portar-se
com educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na
perspectiva sócio-ambiental;
e) utilizar
o conhecimento sobre organização, gestão financiamento da pesquisa e sobre a
legislação e políticas públicas referentes à área
f) enteder o
processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas
referente a conceitos/princípios/teorias;
g) estabelecer
relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) aplicar a
metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de
processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias,
consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
i) utilizar
os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o
contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática
profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j)
desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de
atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em
contínua transformação;
k) orientar
escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a
democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas
autóctones e à biodiversidade;
l) atuar
multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e
diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo
produtivo;
m) avaliar o
impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e
produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos
éticos, sociais e epistemológicos;
n)
comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma
postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido
quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
parabéns, colegas!!!!!!!
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