de punhetas e grelos d'além mar...
Daí aquele teu amigo português, ou de origem lusitana, inventa de perguntar no restaurante se ali servem punheta...bom, como somos dois países separados pelo mesmo idioma, dá pra imaginar a saia justa que as terminologias podem vir a causar.
Voltando á punheta: que raios é isso, ó pá? Punheta de bacalhau é o dito peixe, desfiado, dessalgado e cru, temperado com cebola, alho, azeite de oliva, salsa ou coentro, pimenta, alguns colocam vinagre, enfim, é um bacalhau desfiado, que se come frio, tipo saladinha.
Aí pergunta, na inocência, se antes da punheta vem uma sopa de grelo na entrada.
Pausa pro estado de choque. Como assim grelo??? Não basta a evocação a Onan, o bárbaro, e ainda me vem com o grelo??? É de enfartar a TFP, com certeza!! E ainda te falam que uma sopa de grelos é algo que deve anteceder uma boa punheta... Bom, risadas inevitáveis, com certeza, pra quem não é iniciado no português d'além mar.
Peraí, antes que venham com tochas e forcados para cima do blogueiro aqui, esclareço: grelo é um tipo de verdura, parente da couve (Crucífera, portanto), tem um jeitinho de brócolis, são as folhas e pedúnculos foliares de várias crucíferas, pois, e são muito usadas em sopas e outras preparações. O bacaninha é que, me corrija a amiga Ana Cristina Aço, grelo pra ficar bom tem que estar tenro, macio...grelo duro, neste caso, pelo menos esse tipo de grelo vegetal, não é legal. Quando a flor desabrocha e o grelo endurece (alguém deu uma risadinha aí?) , fica complicado de comer grelos... Há quem tasque água fervente pra tirar o sabor mais amargo, há quem salteie com alho em bacon, ou faça a sopa com coentro, poejo, brotos de dentes de alho, ou dentes de alho brotados, sal e azeite. o que vier é bom. O pessoal curte a sopinha de grelos. Ah, e a punhetinha depois!!! Não se esqueça de tomar a sopa de grelos com pão...lá, como na região metropolitana de Porto Alegre, o pãozinho é o cacetinho ou cacete, tem também a caralhota (pão caseiro)...essa gafe já cometi, confesso, de pedir cacetinho acima do Mampituba! Quem nunca?
Comentários
Postar um comentário