escrevendo a quatro mãos com a patroa...
Qual
o sentido do processo de ensino e aprendizado na primeira infância,
no âmbito escolar para criança/família?
Carlos Augusto Borba Meyer Normann
Karina Amadori Stroschein Normann
A
escola, seja na Educação Infantil, nas Séries Iniciais, em todo o
processo de ensino e aprendizagem, é um espaço sagrado. É espaço
de descobertas, construções, desconstruções e reconstruções,
certezas e incertezas, amorosidade, porto seguro, significação
individual/coletiva, inserção na realidade da sociedade em que
vivemos (e aquela que desejamos). Na educação infantil, algo que
parece óbvio, mas não é, para muitos e muitas educadores e
educadoras: ser criança, permitir-se não roubar a infância das
crianças com uma precoce "adultização" imposta pela sociedade, por
uma precoce tomada de assalto ao mundo do consumo e do capital, do
ter e não do ser.
Qual
a educação que desejamos para nossas crianças? Educação
transformadora, com significação, com troca de
experiências/vivências a partir da realidade, princípios e valores
de humanidades, sem preconceitos, sem estímulos excessivos ao
consumismo. O que importa na construção do caráter de um
indivíduo? O ser ou o ter?
Educação
inicia em casa, com a família. A escola é o espaço de
potencializar a identificação/construção de um cidadão crítico
reflexivo, com ferramentas para transformar a realidade que em
diversos momentos potencializa ações excludentes.
Somos
ativistas para uma trajetória de educação infantil com base no que
defendia o grande educador Paulo Freire. Criança precisa ser
criança! O projeto pedagógico da escola infantil tem que fazer
sentido para quem? Para os pais? Para criança? Para a escola? Para a
vaidade alheia?
Sentimos
como uma construção coletiva, mas o principal ator/atriz é a
criança. É a criança que também decide o seu processo de ensino
aprendizado. Crianças têm vozes, sentimentos, incertezas, mas
também muitas certezas. A família deve ser, sem dúvida, o
catalisador para a aproximação de um possível porto seguro de
educação infantil, assumindo seu papel inclusive no fazer educação,
de forma atuante junto ao espaço escolar.
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