Postagens

Mostrando postagens de julho, 2013

motivos pra ter saudade

De Volta pro Aconchego Isso Aqui Tá Bom Demais Gostoso Demais Abri a Porta Tantas palavras Quem Me Levará Sou Eu Eu Só Quero Um Xodó Tenho Sede valeu, Dominguinhos!!!

um ano

Há exato um ano, me ensinaram, na prática, como se dá uma boa rasteira, o que é cinismo, como se rasga a História, o que é falta de sensibilidade e otras cositas m ás . Aliás, faz um ano também que me preparava para ir muito bem acompanhado pela Ka (e por Clara na forma de embrião de 4 semanas ) para um dos melhores eventos de minha vida, o International Congre ss of Cell Biology, onde pude ter a honra de conhecer e abraçar o dr. Bruce Alberts, umas das maiores autoridades do assunto, e rever minha querida orientadora, a dra. Heidi Dolder, desfilando sabedoria, simplicidade e carinho por seus o rientados/as de todos os tempos. Por todos os motivos a comemorar e a levantar a c abeça, digo: hoje faz um ano.

(re)nascendo

Eu hoje estou no meio de uma semana em que vi um amigo, quase irmão, perder seu emprego por desculpas esfarrapadas...pude estar com minha filha pequena, auxiliando minha esposa como um pai que se preze o faz, e ela me retribuiu com sua parceria incrível em um compromisso, permitindo que eu me desdobrasse em dois. Pude receber uma capacitação de alto nível em minha nova trilha profissional, que sei que irá fazer a diferença em minha vida de profissional da sala de aula. O novo vem e vem para ficar. Muitas vezes, é incompreendido, como meu amigo, um entusiasta do paradesporto, que foi criticado por ter "muitos projetos". Mas também pode ter porta certa, como em minha nova vivência. Que venha o novo, queiram ou não!

Atlas de Histologia: tecido cartilaginoso

Imagem
cartilagem hialina, traquéia. Notar a presença do pericôndrio (fibroso e condrogênico), de condroblastos, condrócitos e de grupos isógenos, bem como da diferenciação entre matriz territorial e inter-territorial. cartilagem elástica, orelha. Notar a presença de fibras elásticas, fortemente coradas pela técnica histológica. fibrocartilagem. Notar que não temos grupos isógenos convencionais, e ocorrem espessos feixes de colágeno I, típicos desse tipo de tecido. O tecido cartilaginoso é uma das formas diferenciadas do tecido conjuntivo, derivando das células mesenquimais primitivas. Como tais células, as células cartilaginosas apresentam ampla capacidade de produzir matriz extra-celular, notadamente colágenos, proteoglicanos, glicoproteínas específicas e glicosaminogli canos. Os condrócitos, quando jovens e em plena atividade secretora de matriz extra-celular são denominados de condroblastos .  A matriz cartilaginosa se caracteriza por ser basófila, quando corada com