parabéns, professor Jean Wyllys!!!

Na última terça-feira, o simpático deputado federal Jean Wyllys dos Santos (PSOL/RJ) recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento deste canto do sul do Brasil. A condecoração foi proposta pela deputada Manuela d Ávila (PCdoB). Gentileza em pessoa, ao agradecer o prêmio, o professor Jean afirmou que conduz sua vida de acordo com o que dizia Érico Veríssimo: “sem desperdiçar o tempo, pois ele é a matéria-prima da vida”. Lembrou que teve uma vida bastante humilde e pobre materialmente. Hoje, o deputado federal que, na primeira eleição fez, em 2010, pouco menos de 14 mil votos e que, reeleito em 2014, marcou cerca de 145 mil votos, é uma das mais influentes vozes da Câmara Federal. Formação não lhe falta para tal. Apesar de ter sido guindado para a vida pública pela sua participação em um reality show, ele é uma mente realmente brilhante, uma voz aguerrida e brava. O professor possui Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade UFBA e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Veiga de Almeida/RJ, lecionou na ESPM-RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Documentos da Memória Cultural. Aliás, o professor tem uma produção que não faz feio, dá para conhecer pelo Lattes dele: http://lattes.cnpq.br/4002454254899341
O Professor Jean defende questões como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, cotas raciais, questões de gênero e a regulamentação do aborto. Jean, em 2015, foi incluído na Lista Global da Diversidade, da revista britânica The Economist. Diga-se de passagem, na boa companhia de Barack Obama, do Dalai Lama e da simpática paquistanesa Malala Yousofzai, o professor foi considerado como uma das 50 personalidades mundiais que mais lutam pela diversidade. A publicação britânica o descreveu como um “acadêmico de origem pobre que venceu um reality show e se tornou o primeiro deputado federal do Brasil a defender o movimento LGBT”. Em duas ocasiões (2012 e 2015), foi eleito pelos internautas melhor deputado federal brasileiro. Jean Wyllys é autor de projeto que reconhece o casamento civil e a união estável de pessoas do mesmo sexo e do projeto que regulamenta as atividades dos profissionais do sexo, entre outros.
O que dizer...poxa, parabéns, Assembleia, deram uma dentro muito bonita! A iniciativa da deputada Manuela, que afirmou que Jean “inspira o Rio Grande da igualdade, da liberdade e da humanidade”, as carinhosas palavras da deputada Juliana Brizola, com certeza mostram que ainda há vida inteligente no parlamento brasileiro, aqui e em Brasília. Parabéns, professor Jean!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

biomembranas

morfologia e histologia do Rim